FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

 

 

No trânsito, a qualidade de vida está diretamente ligada a existência de vias seguras para motoristas, ciclistas e pedestres. Por isso, a Cettrans está investindo na instalação de equipamentos que fiscalizam a velocidade dos veículos, o respeito à faixa de pedestre e ao semáforo.

A fiscalização eletrônica auxilia os órgãos de trânsito no cumprimento das normas de segurança de trânsito definidas pela lei, através da aplicação de tecnologia moderna de informática e eletrônica.

Os equipamentos de fiscalização eletrônica medem a velocidade de todos os veículos, de forma democrática, registrando apenas aqueles que trafegam acima do limite de velocidade regulamentado, ou que avançam o sinal vermelho. A imagem registrada do veículo serve como base ao Agente de Trânsito para a emissão do Auto de Infração e Notificação (AIN).

O Código de Trânsito Brasileiro - Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 - determina no seu art. 280, § 2º: 
“A infração de trânsito deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, 
por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio 
tecnologicamente disponível previamente regulamentado pelo CONTRAN”
.

Critérios de implantação

 

 

Cada ponto de instalação dos equipamentos foi definido pelo Departamento de Engenharia de Trânsito, considerando-se as características locais de:
- volume de tráfego de veículos e pedestres;
- velocidade média dos veículos;
- número de acidentes;
- condições especiais de perigo: trânsito intenso de pedestres, ladeiras acentuadas, curvas fechadas, etc.

A partir desses dados, determinou-se o modelo adequado de equipamento a ser implantado e a velocidade a ser regulamentada no trecho, conforme objetivo específico a ser atingido.


 

Tipos de equipamentos

 

 


Atualmente os principais equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade aplicados no Brasil podem ser dos seguintes tipos:
- Fixo: instalado em local definido e em caráter permanente (Lombada Eletrônica, Bandeira, Pardal);
- Estático: instalado em veículo parado ou em suporte apropriado (Radar estático);
- Móvel: instalado em veículo em movimento, procedendo à medição ao longo da via (Radar móvel);
- Portátil: direcionado manualmente para o veículo (Radar portátil).

Conheça os tipos de equipamentos que estão sendo instalados e utilizados em Cascavel:

LOMBADA ELETRÔNICA: equipamento adequado para locais que necessitem de fiscalização permanente para assegurar a circulação de veículos dentro do limite máximo de velocidade regulamentado. A estrutura ostensiva da Lombada Eletrônica contribui para condicionar os condutores a respeitar a velocidade, sendo especialmente indicada para áreas com restrição de visibilidade e de conflito pedestres x veículos.

RADAR FIXO: equipamento computadorizado, instalado em local definido e em caráter permanente, que registra automaticamente infrações de excesso de velocidade.

RADAR FIXO/SEMAFÓRICO (Fotossensor): equipamento com as mesmas características do radar fixo, que além de registrar automaticamente infrações de excesso de velocidade também registra infrações de avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestre. O objetivo do fotossensor é estimular o motorista a respeitar o sinal de trânsito e evitar atropelamentos e colisões. Por lei, esse aparelho não precisa ser sinalizado, pois tem caráter educativo, ensinando o condutor a respeitar o semáforo, independente de existir fiscalização eletrônica.

RADAR MÓVEL/ESTÁTICO: equipamento instalado em suporte apropriado, adequado para locais e períodos que necessitem de fiscalização eventual do respeito à velocidade regulamentada.

RADAR PORTÁTIL: equipamento operado manualmente pelo agente de trânsito, com capacidade de monitoramento seletivo, adequado para trechos expressos e vias públicas, em locais e períodos que necessitem de fiscalização eventual do respeito à velocidade regulamentada.

TALÃO ELETRÔNICO DE MULTAS/PALM TOP: dispositivo eletrônico portátil que substitui a tradicional fiscalização realizada com talonários de papel, o que permite mais agilidade e precisão na autuação e emissão da multa.


 

Localização dos equipamentos


 


 

LOMBADA ELETRÔNICA
Local
Rua Minas Gerais, próximo nº 1986
Av. Tancredo Neves, próx. nº 3100  (sentido centro-bairro)
RADAR FIXO
Local Trecho (entre ruas)
Rua Jorge Lacerda
Teofanio Maítezo
Alexandre Müller
Av. Barão do Rio Branco
Goiás
Pará
Av. Barão do Rio Branco próximo Rua Dimas Pires Bastos (sentido bairro - centro
Rua Minas Gerais
Tiradentes
Siqueira Campos
Rua Antonina
Treze de Maio
Tiradentes
Rua Recife
Marechal Deodoro
Marechal Floriano
Rua Erechim
Afonso Pena
Riachuelo
Av. Brasil
Pedro Miranda
Otelo C. de Castilho
Av. Brasil
Antares
União da Vitória
Av. Brasil
Nereu Ramos
Uni
Av. Tancredo Neves
Curitiba
Maranhão
Av. Tancredo Neves
Vasco da Gama
Riciere Perin
Rua Cuiabá
Vital Brasil
Sandálios Santos
Rua Cuiabá
Carlos de Carvalho
Souza Naves
Rua Manoel Ribas Santa Catarina Maranhão
Rua Bom Jesus Pedro Ivo Voluntários da Pátria
Rua Vitória Tancredo Neves Nereu Ramos
Av. Carlos Gomes Manoel Antônio de Oliveira Rodrigues Alves
RADAR FIXO/SEMAFÓRICO (Fotossensor)
Local (cruzamento)
Rua Minas Gerais x Rua Riachuelo
Rua Paraná x Rua Sete de Setembro
Av. Brasil x Rua Pio XII
Av. Brasil x Rua Sete de Setembro
Rua Rio Grande do Sul x Rua Mal Cândido Rondon
Rua Rio Grande do Sul x Rua Carlos Gomes
Rua Barão do Cerro Azul x Rua Rio Grande do Sul
Rua São Paulo x Rua Pio XII
Rua São Paulo x Rua Marechal Cândido Rondon
Av. Carlos Gomes x Rua Cuiabá
Rua Paraná x Rua Antônio Alves Massaneiro
Av. Brasil x Rua Marechal Cândido Rondon
Av. Brasil x Av. Rocha Pombo
Av. Brasil x Rua Bartinik
Rua Presidente Kennedy x Rua Carlos de Carvalho
Rua Recife x Rua Manoel Ribas

Mapa

 

Fonte: www.cettrans.com.br